sexta-feira, 27 de abril de 2012

Importância das Briófitas


     As briófitas assumem papéis muito importantes e diversificados no ambiente. A forma entrelaçada das suas estruturas ajuda a manter o solo firme, prevenindo deslizamentos de terra. Algumas espécies de musgos, após serem decompostos formando as chamadas turfas, podem ser utilizadas como combustíveis.Possuem a capacidade de absorver uma grande quantidade de água, criando um deposito, impedindo que o solo fique seco.
Além disso, atuam como agentes decompositores das rochas sobre as quais se fixam. Podem ser usadas como indicadores naturais de poluição, uma vez que quando o ambiente está poluído, elas morrem.
   Têm também utilização medicinal, pois produzem certas substâncias que servem como antibióticos, dentre outros remédios. Por fim, servem de alimento para diversos mamíferos, peixes e pássaros. Portanto, são muito importantes também para a cadeia alimentar.
                                                                                                                Fernanda Holanda

16 comentários:

  1. ola a senhora mim ajudou muito em meu trabalho escolar, realmente er dificil achar uma informação tão precisa sobre as briofitas na internet obrigado ^.-

    ResponderExcluir
  2. se me permiti acrescentar são os musgos do gênero shpagnum que formam as turfas

    ResponderExcluir
  3. quais espécies de briófitas são utilizado nos tratamentos medicinais?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. nss esse blog salvou a minha vida.para mim o melhor site e ajudou mto amo os cridores

    ResponderExcluir
  6. foi util para a minha tarefa de Ciências.#issofoiútil

    ResponderExcluir
  7. me ajudou muito no estudo,muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Me ajudou muito em uma tarefa de ciencias OBG

    ResponderExcluir
  9. Muito feliz mesmo, caraca salvou meu seminário, obrigada de coração..

    ResponderExcluir
  10. Valeu tava precisando pra uma pesquisa 😉

    ResponderExcluir