sábado, 28 de abril de 2012

Briófitas: as pequenas fazem toda a diferença.


Apesar do aspecto modesto, as briófitas têm grande importância para os ecossistemas. Juntamente com os liquens, as briófitas foram as primeiras plantas a crescer sobre rochas, as quais desgastam por meio de substâncias produzidas por sua atividade biológica. Desse modo, permitem que, depois deles, outros vegetais possam crescer sobre essas rochas. Daí seu importante papel nas primeiras etapas de formação dos solos. Elas estão altamente relacionadas com a dinâmica da maioria das outras plantas e até do ecossistema em geral, pois são essenciais para uma boa manutenção da umidade atmosférica, elas previnem a perda de água pois retém muita umidade do solo. E mesmo tendo tamanho médio de 1,2 a 5 cm elas também podem fornecer abrigo para outros organismos...
                                                                                                                          Lia Matos

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Divisões das Briófitas


     O Filo Bryophyta faz parte do Reino Plantae,sendo subdivididos entre as classes dos  Musgos, Hepáticas e Antóceros. É importante que saibamos como caracterizar cada tipo de Briófita, ou seja, definindo suas características e diferenças entre essas classes.     Os musgos possuem uma forma central que lembra um caule, do qual se desprendem pequenas folhas e que se prolongam em algumas estruturas denominadas rizomas. Apesar de possuírem estas estruturas, as briófitas absorvem a água diretamente da base sobre a qual crescem, ou, do próprio ar. Vocês sabiam que em Portugal, é tradição utilizar o musgo para ornamentar o presépio? São costumes e informações como esta que determinam a importância, não só ambiental como cultural dessas plantas.    As hepáticas,  possuem mais de 9000 tipos de espécies. Antigamente, acreditava-se que essas plantas eram capazes de curar doenças hepáticas.   
 O grupo de Briófitas chamado Antócero, é o grupo que possui cerca de 100 espécies descritas, assim podemos considerá-lo a classe mais simples das Briófitas. Habitam barrancos úmidos, regiões montanhosas, gramados e solos úmidos. Os antóceros são bastante semelhantes às hepáticas, com exceção da forma do filóide, que será alongada, como um chifre.
                                                                                                                Leonardo Guerra

Importância das Briófitas


     As briófitas assumem papéis muito importantes e diversificados no ambiente. A forma entrelaçada das suas estruturas ajuda a manter o solo firme, prevenindo deslizamentos de terra. Algumas espécies de musgos, após serem decompostos formando as chamadas turfas, podem ser utilizadas como combustíveis.Possuem a capacidade de absorver uma grande quantidade de água, criando um deposito, impedindo que o solo fique seco.
Além disso, atuam como agentes decompositores das rochas sobre as quais se fixam. Podem ser usadas como indicadores naturais de poluição, uma vez que quando o ambiente está poluído, elas morrem.
   Têm também utilização medicinal, pois produzem certas substâncias que servem como antibióticos, dentre outros remédios. Por fim, servem de alimento para diversos mamíferos, peixes e pássaros. Portanto, são muito importantes também para a cadeia alimentar.
                                                                                                                Fernanda Holanda

terça-feira, 24 de abril de 2012

Início sobre as Briófitas


    A partir desse blog, nos aprofundaremos no assunto botânica, apresentando características, curiosidades e artigos sobre as quatro ordens: Briófita, Pteridófita, Gimnosperma e Angiosperma e assuntos sobre a botânica em geral. Toda semana o blog será atualizado com novidades .Esta semana iremos iniciar com as Briófitas que são plantas de pequeno porte e avascularizadas, ou seja, são desprovidas dos vasos condutores de seiva. Vivem em locais sombreados e úmidos, pois por serem avascularizadas, a água absorvida por essas plantas são transportadas célula por célula tornando o processo de desenvolvimento do corpo vegetal lento e limitado.E ao fixarem-se em locais sombreados ocorre menos evapotranspiração perdendo assim menos água. Possuem rizoide (semelhante à raiz), cauloide (semelhante ao caule) e filoide (semelhante às folhas). A absorção de água e nutrientes não ocorre pelos rizoides, mas sim por todo o corpo da planta, e a distribuição das substâncias absorvidas se dá por difusão através de pontes citoplasmáticas. 
                                                                                                                    Camila Pontes






Musgo

                                                  Hepática Folhosa